FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_7979

I Encontro Técnico da Soja em Maracaju reúne dezenas de participantes

22, Jan de 2020
Voltar

O dia 17 de janeiro foi de muito aprendizado para um público de pelo menos 80 pessoas que participaram do I Encontro Técnico da Soja realizado pela gerência da Unidade Maracaju. O evento teve a contribuição da família Spekken que cedeu áreas em duas fazendas para demonstração de estudos e aplicação do manejo no solo e com a irrigação.

 

As palestras aconteceram nas fazendas Jaboticaba e Ouro Branco. Na programação, ocorreu uma primeira demonstração da produtividade em uma área que anteriormente era de pastagens, mas que recebeu adequações no contexto do Projeto Construindo Solos, do Departamento Agronômico da Copasul. O manejo foi explicado na trincheira pelo engenheiro agrônomo Henry Sako.

 

Em seguida, em outro local, o grupo visitou o pivô instalado em uma plantação de soja que já tem a expectativa de uma produção acima da média. Os irmãos Simon e Sebastiaan Spekken deram um depoimento aos participantes.

 

“Tivemos alguns manejos diferentes na área do pivô, com manejo do solo, mas também com plantio direto. Aguardamos mais de 90 sacas por hectare”, disse Sebastiaan aos produtores que estiveram no local.

 

O produtor rural de Goiás, Flávio Augusto, também irrigante, também falou da experiência na produção naquela localidade, onde tem 800 hectares irrigados e produz soja, milho, feijão e sementes. “Não tem como errar na questão da irrigação se o seu intuito é que a água venha na hora certa. Eu investi tudo que tinha no meu primeiro pivô. Uma região que tem veranico. E eu não me arrependo”, disse.

 

Por fim, uma equipe do Banco do Brasil falou sobre as linhas de crédito para financiamentos na irrigação, e o departamento de irrigação da Copasul falou sobre projetos e legislação ambiental.