FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

fiacao

Fiação Copasul adquire fiadeira inédita no Brasil e das primeiras no mundo

18, Nov de 2020
Voltar

A busca pela modernização na Fiação de Algodão da Copasul é constante desde os primeiros dias de existência da indústria e, recentemente, foi iniciado o processo de montagem de uma fiadeira/bobinadeira automática inédita em solo brasileiro. A Rieter R70, com 500 rotores foi um investimento de R$ 750 mil Euros. A montagem na Fiação é também uma das primeiras a ocorrer do mundo.

 

“Estivemos na feira em Barcelona e esta era a ‘estrela principal’ do evento no que diz respeito ao sistema open-end. A Fiação Copasul hoje é a única indústria brasileira com esta máquina e já temos um olhar atento do segmento para ver como ela vai se sair. Certamente teremos algumas visitas ao chão da fábrica no próximo ano”, conta João Câncio Neto, gerente da Fiação.

 

A R70 da Rieter é o novo modelo de open-end. “A máquina possui um sistema de acionamento moderno, que possibilita maior flexibilidade e velocidade de produção e aliada com a moderna caixa de fiar já estabelecida no modelo R 66 traz toda a vantagem da alta qualidade dos fios produzidos, com menor número de imperfeições, maior tenacidade e alongamento”, explica o fabricante.


Em agosto de 2019, a Copasul comprou a primeira máquina R70 do mercado brasileiro e uma das primeiras no mundo. A máquina é preparada para rodar fios 100% algodão e deve produzir de fios Ne8 até Ne30. A máquina da Copasul possui 500 rotores e capacidade de produzir aproximadamente 60 toneladas de fio Ne30 para malharia por mês, ou 300 toneladas de Ne8, por exemplo.

 

O principal diferencial da máquina é a produção de mais tipos de fio em uma mesma linha de produção, dando maior capacidade produtiva à indústria. Com a máquina em funcionamento a capacidade de produção da Fiação deve aumentar para 1400 toneladas por mês.

 

Com o projeto de implantação de uma Fiação II, uma das metas também é comparar as marcas de máquinas líderes do mercado para compor melhor o parque industrial da nova unidade. Hoje, Rieter e Saurer são as principais fornecedoras de fiadeiras/bobinadeiras do mercado.

 

A aquisição da unidade da Rieter aconteceu após visita do diretor de Operações da Copasul, Adroaldo Taguti e do gerente da Fiação, João Câncio Neto, à ITMA 2019, em Barcelona, na Espanha. Lá eles conheceram o modelo lançado naquela feira e que trazia em sua concepção a ideia de um maquinário que proporcione mais agilidade na produção de fios.