FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

05_11_16_expedicao_safra_fr_71

Expedição Safra volta a campo para fazer balanço da colheita de grãos

23, Jan de 2017
Voltar

Fonte: Assessoria Expedição/Centro de Comunicação

Roteiros têm início pelo Centro-Oeste do Brasil, com visitas às principais regiões produtoras de MT e MS

   A Expedição Safra volta à estrada para acompanhar o desenvolvimento da colheita da soja e do milho no país. Segundo levantamento preliminar do projeto técnico-jornalístico, mesmo com problemas climáticos isolados, a expectativa de uma safra de retomada se mantém. As lavouras brasileiras devem atingir 215 milhões de toneladas (mi t) de grãos, resultado puxado principalmente pela soja, com potencial estimado em mais de 100 mi t.

  “O Centro-Oeste e o Matopiba estão enfrentando alguns problemas pontuais de clima, mas que não devem influenciar o resultado da colheita, pois não se comparam aos extremos registrados na temporada passada”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Sob influência de um La Niña de fraca intensidade nessa temporada, essas regiões enfrentaram períodos de chuvas irregulares durante o plantio.

   A partir de agora, a tendência é que volte a chover no Matopiba de forma mais regular, conforme aponta o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski. “É difícil dizer até que ponto essa falta de chuva prejudicou as lavouras da região”. Segundo Lazinski, o La Niña pode influenciar o clima por mais dois meses, mas deve seguir enfraquecendo ainda mais.

   No Mato Grosso do Sul, segundo o gerente do Departamento Agronômico da Cooperativa Sul Matogrossense (Copasul), Antonio José Meireles Flores, a estiagem em novembro atingiu a fase inicial da soja plantada mais cedo, o que comprometeu a produtividade. “A expectativa de produção em Naviraí (MS) é de 54 sacas por hectare, média semelhante ao ano passado, desde que chova nas próximas semanas. Vamos ter regiões com média de 65 sacas/ha e regiões de 40 sacas/ha, demonstrando um contraste em função da irregularidade climática”.

 Roteiros

   Nas próximas semanas, a equipe de técnicos e jornalistas vai percorrer as principais regiões produtoras de grãos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para conferir o impacto do clima no desempenho das lavouras. Em 1º de fevereiro, o projeto realiza mais uma etapa dos Seminários Expedição Safra 2016/17. O evento, organizado em parceria com a Copasul, ocorre na sede da AABB de Deodápolis (MS), na região de Naviraí (MS). Até o final da temporada, a Expedição Safra visita mais 10 estados brasileiros e três países da América do Sul – Paraguai, Argentina e Uruguai.

 ----

Sobre a Expedição Safra

  Na estrada há 11 temporadas, a Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, a sondagem periódica percorre 15 estados brasileiros, mais as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.