FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

funcionarios_tiveram_oportunidade_de_acompanhar_resultados_de_um_ano_de_estudos_do_lean_agricultor

Equipe Lean na Agricultura, da Copasul, ministra palestra em fazenda da região

24, Jul de 2019
Voltar

Foram apresentados os resultados do Lean na Agricultura, programa da Copasul que visa identificar e sanar possíveis desperdícios nas fazendas com o foco melhorar os processos e a produtividade

 

Da Assessoria Copasul

 

A equipe de Novos Negócios da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense - Copasul ministrou na manhã de terça-feira (23) uma palestra para pelo menos 25 funcionários da Fazenda Tinguara, do grupo Uniagro. O motivo do encontro foi apresentar os resultados de um ano de estudos referentes a processos de colheita, plantio e pulverização que abrangeu 90 mil hectares de fazendas na região de Naviraí.

 

Pedro Lopes de Aguiar, Tharles Franchesco Castriani e a estagiária Andry Aguiar, além do integrante do departamento Agronômico, Rodolfo Takeshita, apresentaram os resultados do Lean Agricultor, programa da Copasul que visa identificar e sanar possíveis desperdícios nas fazendas com o foco de melhorar os processos e a produtividade. O presidente da Copasul. Gervásio Kamitani, também esteve presente na palestra.

 

Foram destacados pontos importantes nos processos, como o envolvimento das pessoas, os métodos, os materiais e as máquinas. “Em geral, nós quantificamos perdas e analisamos onde elas acontecem no âmbito da produção em várias fazendas para então apresentar e saber como proceder para saná-las. São variações estatísticas que representam um padrão”, explicou Pedro Aguiar.

 

O presidente da Copasul ressaltou a importância que cada um tem dentro do processo de produção. “Sabemos o cuidado que todos têm com os procedimentos, mas também identificamos detalhes que podem ser melhorados e isto que estamos apresentando hoje”, disse Gervásio.

 

Salazar José da Silva, engenheiro agrônomo da Fazenda Tinguara, destacou o quanto o produtor pode ganhar em relação à produção como um todo quando se atenta para os detalhes da lida no campo. “Umas das maneiras de corrigir falhas é saber onde elas estão. E este programa mostra isso. E então podemos alinhar ações para sanar os problemas. Se temos os dados compilados temos que tomar decisão de como resolver os problemas. A agricultura está com uma margem de lucro cada vez menor para o produtor e precisamos melhorar nos pormenores. Temos a intenção de ampliar este tipo de estudo porque impacta positivamente na nossa produção”, disse.

 

O gerente agrícola da fazenda, Adriano Prado, falou sobre a importância de aliar a prática à teoria. “O conhecimento estatístico faz a gente enxergar que podemos captar toda a melhora possível para evitar o desperdício. Temos sempre a ideia de melhorar os procedimentos com aquilo que temos em mãos.

 

Edenilson Calgaro, que trabalha na fazenda, destaca que o aprendizado é importante. “Isto agrega bastante porque é a gente quem sabe como proceder em cada talhão, em cada etapa da produção de forma que possamos minimizar as perdas”, disse.

 

Na fazenda visitada, em período de safra, são pelo menos 18 trabalhadores nos mais de 4,5 mil hectares, que produzem soja, milho e mandioca. Esta é a segunda fazenda visitada. Na semana passada foi a vez da fazenda Dom Francisco, na região de Naviraí. A apresentação dos dados em reunião com os funcionários de fazenda é algo que pode ser solicitado junto à Copasul, no departamento de Novos Negócios.

 

Foto: PH Oliveira/Copasul