FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Embrapa e Fundação Bahia apresentam nova cultivar de algodão

03, Jun de 2022
Voltar

A Embrapa e a Fundação Bahia realizam o pré-lançamento de uma nova cultivar de algodão durante a Bahia Farm Show, maior feira agrícola do Norte e Nordeste. A BRS 437 B2RF é uma cultivar transgênica com resistência múltipla a doenças, com destaque para a mancha de ramulária, considerada a principal doença do algodoeiro no País, demandando em torno de oito pulverizações de fungicidas por safra em cultivares mais suscetíveis à doença.

A nova cultivar também possui a tecnologia Bollgard II Roundup Ready Flex (B2RF), que confere resistência às principais espécies de lagartas que atacam o algodoeiro e ao herbicida glifosato em todas as fases de desenvolvimento da cultura. A BRS 437 B2RF possui fibra de alta qualidade e elevada produtividade – potencial produtivo de 6.015 quilos por hectare de algodão em caroço e 2.425 quilos por hectare de pluma. Tem ciclo médio a tardio e porte médio a alto. É indicada para semeadura em abertura e meio do plantio, em condição de sequeiro ou irrigada, no cerrado dos estados da Bahia, Piauí, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Além, da resistência à ramulária, a 437 B2RF B2RF é resistente a doença azul, bacteriose e mosaico comum, além de ser moderadamente resistente ao nematoide das galhas. As sementes estarão disponíveis aos produtores a partir da próxima safra, por meio de sementeiro cooperado da Fundação da Bahia.

A Embrapa Algodão também divulgará aos produtores da região a cultivar de algodoeiro transgênica BRS 500 B2RF, de alta produtividade e produção de fibra branca de comprimento médio; resistente a lagartas e ao herbicida glifosato; com resistência à doenças, com destaque para resistência à mancha de ramulária e ao nematoide das galhas. Indicada para cultivo em áreas comerciais de elevada produtividade e áreas com incidência de nematoide das galhas.