FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dji_0044

Em novembro, 22,9% da fécula exportada no país foi produzida na Fecularia Copasul

08, Dez de 2021
Voltar

A Fecularia Copasul exportou 1.458 toneladas de fécula de mandioca em novembro, o que representou 22,9% das exportações em todo o país, segundo divulgou o Informativo CEPEA, com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). O Brasil exportou em novembro 6.341 toneladas de fécula e Mato Grosso do Sul foi o destaque, com a exportação de 47,4% deste total (3.006 toneladas).

Em Naviraí, a unidade industrial que atende associados da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense e demais produtores da região deteve quase um quarto do montante vendido para fora do país e 48,5% do total de fécula de mandioca exportado pelo Mato Grosso do Sul.

O gerente da Fecularia Copasul, Cristian Konishi, destaca os principais pontos que alavancaram as exportações brasileiras a partir de outubro: "O Paraguai sempre foi um país que exportava muita fécula, e neste ano, muitos produtores migraram para a soja, por conta do preço da comoditie. Então foi necessário que eles importassem fécula para consumo interno e manter contratos com alguns clientes de outros países".

Ainda segundo Cristian, a posição de mercado da Copasul também favoreceu a participação da Fecularia neste crescimento das exportações. "A Copasul, por ter uma logística excelente e trabalhar com preços competitivos de raiz, pensando no cooperado e remunerando de forma melhor possível que o mercado, conseguiu ter volumes para atender e continuar atendendo este consumo no país vizinho".

Foi em novembro, também, que a Fecularia Copasul apresentou recordes de venda e faturamento, com 4.040 toneladas comercializadas e R$ 13,4 milhões faturados.

No mês de novembro, o Brasil apresentou um aumento de 47% nas exportações de fécula em relação ao mês anterior (4.321 em outubro). MS foi o destaque seguido por Paraná (26,6%) e São Paulo (25,5%). Os principais compradores da fécula brasileira no mês passado foram Estados Unidos, Paraguai e Espanha.

Janeiro a novembro

De janeiro a novembro de 2021, as exportações brasileiras já apresentam 153% de acréscimo em relação a 2020, com 35,2 mil toneladas exportadas, a maior quantidade da história. No Mato Grosso  do Sul, no ano, foram 14.011 toneladas vendidas para fora do país, algo em torno de 39% do total brasileiro.