FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_1888

Em formação, cooperativa Recicla Naviraí busca inspiração na Copasul

05, Out de 2019
Voltar

Durante a manhã de sexta-feira (4) uma equipe com mais de 30 pessoas visitou a Copasul com o objetivo de conhecer a cooperativa e, dela, retirar exemplos para serem aplicados. Trata-se dos cooperados da Recicla Naviraí, uma cooperativa de recicladores que está em implantação no município e que foi recepcionada pelo diretor-presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, e pelo engenheiro ambiental, Diogo Mussi.

 

Os associados da cooperativa de recicladores estiveram acompanhados do gerente municipal de Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes. Ele tem auxiliado o grupo na implantação da cooperativa. “A Copasul é um grande exemplo de cooperativismo dentro do município e no Estado. Acionamos a diretoria para que fizéssemos esta visita, com o intuito de compartilhar a experiência com o pessoal da Recicla Naviraí. Vai servir muito de apoio e referência”, disse.

 

Como o objetivo dos visitantes era conhecer a Copasul de perto e buscar conhecimento para a caminhada que se inicia, o diretor-presidente Gervásio destacou pontos importantes da experiência cooperativista da Copasul, entre eles, os desafios da criação, os percalços, mas, sobretudo, os valores que transformaram a Copasul no que ela é hoje.

 

“Se tem alguma coisa que podemos sugerir a vocês é que valorizem cada pessoa envolvida no processo de implantação, no dia a dia. A humildade, o aprendizado, as metas e o otimismo são pilares que norteiam as ações da Copasul e que podem servir para vocês nesta caminhada”, disse Gervásio.

 

O engenheiro ambiental da Copasul, Diogo Mussi, destacou a oportunidade de contribuir com a formação da cooperativa. “Fundamental a preocupação deste grupo em formar uma cooperativa sólida e estruturada buscando a experiência da Copasul. A parte ambiental então, de suma importância. Estamos felizes em poder contribuir neste processo”, disse. Diogo acompanhou a visita do grupo à Sede e à Fiação.

 

Ao todo, a cooperativa de reciclagem inicia com 45 associados e uma sede própria com equipamentos que auxiliarão na reciclagem de materiais diversos que hoje são destinados ao aterro e que, dentro do planejamento da Recicla Naviraí, devem ser a demanda da cooperativa.

 

A presidente da Recicla Naviraí, Marcela Morinigo Vera, destacou que o sentimento nesta caminhada de início é de que a cooperativa de reciclagem é de todos os cooperados. “É importante estarmos aqui para receber informações de como começar ‘pela raiz’. Naviraí tem um potencial muito grande para reciclagem. Nosso município tem uma demanda grande de produtos recicláveis e nosso trabalho tem tudo para encaminhar bem”, disse.