FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_1754

Dia de Campo apresentou sistemas integrados e nova variedade de mandioca em Naviraí

10, Jul de 2017
Voltar

  Apresentar novas possibilidades a agricultores e pecuaristas e destacar a importância da integração. Esses foram os objetivos do o Dia de Campo de Sistemas Integrados realizado no dia 06 de julho na Fazenda Copasul I, em Naviraí. O evento foi organizado pela Embrapa, Copasul e empresas parceiras.

  Divididos em estações, os pesquisadores da Embrapa apresentaram trabalhos relevantes em áreas como pecuária de corte em sistema integrado com soja; A cultura da soja em sistema integrado com pastagem e uma nova variedade de mandioca, a cultivar BRS CS 01 , criada a partir de experimentos na própria fazenda experimental da Copasul. “Essa é uma região importante para a mandioca e estávamos percebendo que as variedades utilizadas já estavam muito desgastadas e os produtores vinham pedindo novas opções. Começamos a fazer cruzamentos e, com o apoio fundamental da Copasul, chegamos a esses materiais que estão sendo lançados adaptados especialmente para essa região. Essa variedade tem uma característica importante de ser precoce e temos conseguido resultados importantes no plantio direto, que é uma novidade na mandioca.” disse o pesquisador Marco Antonio Rangel.

  A integração como um benefício para a qualidade do solo e produtividade da soja, também foi destacada. “O cultivo da soja nessa região de Naviraí e municípios vizinhos tem dificuldades devido a ocorrência de veranicos e isso associado ao solo arenosos torna a cultura da soja muito suscetível. Portanto, a integração ajuda muito a diminuir esses riscos. Quando a soja é plantada em cima da pastagem, a palhada diminui a perda de água e as raízes da pastagem conseguem melhorar a estrutura do solo, associada a água da chuva, que também aproveita esses canais para ficar armazenada no solo. Dessa forma, as raízes da soja podem buscar a água nesse reservatório e a chance de superar esse veranico é muito maior”, explicou o pesquisado Júlio Cesar Salton.

  Fechando o evento foi realizada a palestra “Razões para utilizar sistemas de Integração Lavoura-Pecuária”, com Mateus Arantes, da Fazenda São Matheus, em Selvíria, que há 17 realiza uma experiência com Sistema Integrados. “Essa é uma parceria antiga com a Embrapa que visa minimizar os riscos, evitando perder uma safra e isso passa pela integração lavoura pecuária, e a novidade é você recuperar a área com pasto antes da soja, que faz com que você melhore a condição de solo, a parte física, química e biológica. Esse sãos algumas das ações que temos feito na Fazenda”.

  A adoção do Sistema Integração Lavoura e pecuária vem ganhando adeptos na região, sendo um dos pioneiros nesse projeto o produtor Nelson Tutida. “Desde 2000 trabalhamos com ILP em parceria, onde temos o gado e o arrendatário entra com a agricultura. O sistema é um grande benefício na lavoura e na pecuária. Ajuda na preocidade do gado e na uniformidade da área e é uma forma de estarmos com uma ação sustentável dentro da propriedade”, destacou.