FALE CONOSCO: (67) 3409 1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

ifms_mudas_2

Copasul participa de plantio de mudas em área doada ao IFMS

06, Set de 2019
Voltar

Presidente da cooperativa, Gervásio Kamitani, representou a Copasul na ação ocorrida na manhã desta sexta-feira (6) na entrada da Fazenda Santa Rosa, via MS-141

 

Da Assessoria Copasul

 

O presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense – Copasul, Gervásio Kamitani, participou na manhã desta sexta-feira (6) do início do plantio de pelo menos 6 mil mudas de árvores ocorrido em parte da área de 43 hectares doada para a implantação da Fazenda Escola do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Naviraí. Perto de 100 pessoas, entre alunos e técnicos do instituto participaram da atividade.

 

A ação é parte de um projeto de reflorestamento para uma área de nascentes existente no local e que também contempla a obrigatoriedade da composição de 20% de área para reserva legal. As mudas são de plantas nativas e outras espécies, adaptáveis aos biomas de cerrado e mata atlântica, simultâneos na região.

 

Gervásio Kamitani destacou a contribuição da Copasul para a implantação da Fazenda Escola e destacou o impacto de iniciar qualquer atividade com uma ação ambiental. “Que esta área sirva para o estudo e a boa formação de novos agrônomos aqui em Naviraí. Como o município tem esta aptidão agrícola, nada melhor que ter um espaço para estruturar este curso. Como estamos perto do dia da árvore, este é um momento simbólico muito importante. No mais, é um exemplo para a sustentabilidade, integração entre a agricultura e o meio ambiente e mostra de que a agronomia, o agro se preocupa muito com o meio ambiente”, disse.

 

O diretor do IFMS Naviraí, Matheus Bornelli de Castro, ressaltou o momento marcante da atividade como ponto de partida efetivo para atuação da instituição na área que aguarda apenas alguns trâmites burocráticos do Incra e Câmara Municipal para ter a doação oficializada.

 

“Isto faz parte de todo este processo da doação, com a parceria da Copasul, da Prefeitura, de produtores locais. Hoje é um dia histórico. E para ampliar a importância do ato, temos a questão ambiental vivida no país que traz uma discussão. Sabemos que grandes ganhos com o agronegócio é possível junto do cuidado com o meio ambiente e este início de tudo com o plantio de árvores representa muito. Este local, esta ação, tudo vai ficar para a história e estamos muito felizes”, disse.

 

Conforme o professor Daniel Zimmerman Mesquista, a participação da ONG Gbio, de Naviraí, foi fundamental para a ação. “Foi feita a delimitação da área e identificação da reserva legal de 20% e identificado que próximo ao local existem nascentes e é necessária a recomposição da mata ciliar. Esta é a primeira ação efetiva na área doada ao IFMS e a doação de mudas foi fundamental”, disse.

 

O aluno Valetin dos Santos Picoli Neto, do primeiro ano de agronomia, destacou o momento vivido juntamente com os colegas de curso. “Participar de um evento como este é importante porque daqui a alguns anos, saberemos que participamos de um projeto para a vida. É um marco para o IFMS, para nós alunos e para todas as gerações”, disse.

 

A área fica localizada ao término da duplicação da rodovia MS-141, na saída para Ivinhema, na entrada para a fazenda Santa Rosa.

 

Foto: PH Oliveira