FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_7773

Copasul leva reflexão aos colaboradores na semana de prevenção a acidentes de trabalho

27, Jul de 2019
Voltar

Da Assessoria Copasul

 

O setor de Segurança do Trabalho da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense – Copasul realizou de 22 a 26 de julho uma semana de reuniões nas unidades da Copasul para tratar do tema “Segurança no trabalho é responsabilidade de todos”. O trabalho foi realizado pela primeira vez na cooperativa e é alusivo ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado neste sábado, dia 27.

 

Conforme o supervisor administrativo, Leandro Passarini, a campanha começou no início do mês com a instalação de faixas em todas as unidades trazendo a mensagem “Segurança do trabalho é responsabilidade de todos”.

 

“Já na semana de prevenção, a partir do dia 22, a equipe de segurança do trabalho da Copasul compareceu em todas as unidades da Copasul para falar sobre prevenção de acidentes”, disse.

 

Os colaboradores da Copasul receberam uma breve mensagem em vídeo sobre a importância de usar equipamentos e estarem atentos à segurança em todo o trajeto de ida e de volta, e claro durante o trabalho. Como diferencial para fixação da mensagem, a equipe de segurança do trabalho utilizou vídeos gravados com familiares dos colaboradores, uma maneira de atingir o emocional de todos que assistiram e trazer à reflexão que o cuidado com a segurança reflete na vida de muitos ao nosso redor. “Eles deixaram a mensagem sobre segurança no trabalho, utilização dos equipamentos de segurança, obediência às normas de segurança, cuidado no trajeto de ida e volta do trabalho. Em suma, eles trouxeram muita emoção ao repasse da mensagem”, explicou Leandro.

 

 

De um total de 713 colaboradores que a Copasul tem atualmente, pelo menos 520 participaram das reuniões de segurança em todos os turnos de trabalho de todas as unidades de silos e as indústrias.

 

Emocionados, colaboradores refletiram ainda mais sobre a importância de cuidar da própria segurança durante as atividades. “Tenho 24 anos de trabalho na Copasul na parte de manutenção. Sempre usei equipamentos e nunca tive acidentes. Todos devemos usar. Sobre a mensagem da minha família, foi espetacular, não chorei porque sou meio durão”, disse Carlos Antonio da Silva, mecânico da Fiação Copasul.

 

 

Na Fecularia, o colaborador Jorge Vieira, falou sobre o impacto de receber a mensagem da esposa e filhos. “Minha esposa e meu filho falaram de coisas importantes. Temos família. Alguém nos espera em casa e precisamos voltar intactos. Sempre usando os equipamentos e sempre conscientes de que todos nos esperam bem em casa”, disse o colaborador que trabalha na produção.

 

Por fim, os próprios colaboradores que levavam as mensagens, também foram surpreendidos com um vídeo de familiares. Israel Poderoso, do setor de Segurança do Trabalho há 12 anos, ficou emocionado ao ver os filhos e a esposa trazendo uma mensagem. “Foi feito um vídeo de surpresa com a minha família. Nós somos preocupados com a segurança de todos, mas tem a nossa também. Eu fiquei muito emocionado”, disse.

 

Na sexta-feira, em dois períodos, foi realizada uma palestra que beneficiou pelo menos 140 colaboradores (em dois turnos) que receberam informações estatísticas importantes e ficaram atentos a curiosidades que o palestrante Eduardo Monteiro da Rocha, especialista em Segurança do Trabalho, trouxe aos espectadores.