FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_3850

Copasul inaugura o Silos Takehara, 10ª unidade de grãos da cooperativa

14, Fev de 2020
Voltar

Homenagem em vida ao senhor Sukesada Takehara emocionou todo o público presente

 

A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense inaugurou na manhã de quarta-feira (12), mais uma unidade de recebimento e armazenamento de grãos, a 10ª da cooperativa no Mato Grosso do Sul. A Unidade Silos Takehara, leva o nome de um dos fundadores da cooperativa, senhor Sukesada Takehara, e está localizada no município de Naviraí, a 30 km da cidade, no sentido ao Porto Caiuá, via MS-489.

 

Com a presença de cooperados, colaboradores, convidados e autoridades naviraienses, a solenidade foi marcada pela emoção de homenagear em vida um dos fundadores da Copasul. “Uma das coisas que a Copasul consegue fazer é colocar coração nas ações. Esta obra é de ferro e concreto, mas conseguimos dar vida e significado para ela. Presenciando esta homenagem a gente se emociona e eu sei que o seu Sakae, onde estiver, está feliz com esta homenagem ao Takehara-san”, disse Gervasio Kamitani, diretor-presidente da Copasul.

 

Gervasio lembrou que a área onde foi construída a unidade fazia parte da Fazenda Caiuá, propriedade onde o senhor Sakae Kamitani e, posteriormente, o senhor Takehara, iniciaram a caminhada juntos. “A agricultura começou por esta região e é gratificante que aqui tenha uma unidade hoje”, disse.

 

O senhor Sukesada Takehara citou um provérbio chinês para falar da honra que sentiu em receber a homenagem. “Um tigre quando morre deixa a pele. O homem quando se vai, deixa o nome. A diretoria e os demais membros da Copasul com muita honra batizaram esta unidade com o meu nome. É muito satisfatório receber esta homenagem, mas também traz muita responsabilidade”, disse, para depois deixar mais um ensinamento importante: “que a nova geração de cooperados seja empreendedora e otimista, mas que trabalhe sempre com responsabilidade, honestidade e compromisso. Como membro fundador, agradeço a todos por esta homenagem. Obrigado”.

 

O prefeito destacou a inauguração e a homenagem ao senhor Takehara. “A Copasul é uma família. E o senhor Takehara representa este sentimento. A Copasul cuida das pessoas e da cidade. É uma alegria muito grande participar deste momento”, discursou o prefeito.

 

O vice-presidente da cooperativa, senhor Nelson Antonini, disse em seu pronunciamento que a decisão de ele e a família se mudarem para Naviraí também foi influenciada pela conduta do senhor Takehara. “Visitamos o Estado e vimos uma lavoura de trigo, do seu Takehara, uma lavoura linda. E eu sabia que uma lavoura daquela só podia ter um solo bom e um produtor com conhecimento. Foi quando decidi vir para Naviraí. O senhor está sempre à frente do seu tempo, é um exemplo. Exemplo de agricultor, exemplo de pai de pessoa. O senhor merece a homenagem”, disse.

 

Assim, no solo que sustentou tantos sonhos e visões de futuro, mudanças e crescimento, pouco mais de 41 anos depois, a Copasul inaugura a Unidade Silos Takehara, uma estrutura vibrante em meio às plantações que conta com capacidade estática inicial de 12 mil toneladas de grãos. A capacidade de recebimento no ano pode chegar a 120 mil toneladas entre soja e milho.

 

O projeto de construção teve um investimento de R$ 12 milhões e precede a ampliação que terá mais quatro silos. A unidade era uma estação de transbordo.

 

Estiveram presentes no evento a diretoria e cooperados da Copasul, além do prefeito de Naviraí, Izauri de Macedo, que foi acompanhado de Gerentes Municipais, o vice-presidente da Câmara Municipal de Naviraí, Cláudio Cezar Paulinho ‘Fi da Paiol’, representando a Casa de Leis, o presidente do Sindicato Rural de Naviraí, senhor Yoshihiro Hakamada, e o padre Sidinei Rodrigues, que ministrou a benção sobre a estrutura. Gerentes do Banco do Brasil e Sicredi e representantes das empresas que forneceram insumos e estruturas para a construção do silos também estiveram no local.

 

Homenagem

O nome da unidade é uma homenagem em vida ao senhor Sukesada Takehara, um dos fundadores da cooperativa. A decisão de nomear a unidade com o sobrenome de um dos fundadores não foi aleatória, e teve fundamentos tão fortes quanto a fibra daqueles homens que se juntaram para criar a cooperativa de raízes, missão definida e visão contemporânea, que já existe há mais de 40 anos.

 

Sukesada Takehara nasceu em 7 de agosto de 1939, na cidade de Takanabe, Estado de Miyazaki, no Japão. Depois de fazer colégio agrícola, saiu daquele país devido às dificuldades do período pós-guerra e chegou ao Brasil em 15 de maio de 1958, quando iniciou o trabalho em uma fazenda no Estado de São Paulo para, depois, seguir ao Estado do Paraná, onde conheceu a família Kamitani e o senhor Sakae. Em 1962 se mudou para a cidade de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, onde mora até hoje.

 

Casado com Fumiko Sato Takehara desde 1964, o senhor Takehara é pai de quatro filhos que são Lucia, Lucy, Nelson e Helena. Na Copasul, o senhor Takehara cultiva laços muito fortes. Com uma vida regida pela honestidade e seriedade, não é surpresa que tenha tantos admiradores. Um dos grandes amigos de Sakae Kamitani, o senhor Takehara é parte fundamental de toda a história da Copasul, desde sua fundação até os dias de hoje.