FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_8943

Copasul e IFMS têm projetos selecionados no PAET

09, Set de 2019
Voltar

 

Da Assessoria IFMS

 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou recentemente na Central de Seleção, o resultado final da seleção de projetos de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (PAET). Foram aprovadas dez propostas dos campi Campo Grande, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí, onde a Copasul teve dois projetos selecionados em parceria com o IFMS-Naviraí.

 

Os projetos aprovados darão prosseguimento a parcerias já firmadas, desenvolvidos em Naviraí, tendo como demandante a Cooperativa, sediada no município, e que participa do edital como parceira do IFMS pela segunda vez.

 

Um dos selecionados é o “Implementação do modelo de balanço hídrico climatológico de Thornthwaite e Mather no aplicativo IFClima”. O objetivo é acrescentar informações ao aplicativo, em desenvolvimento desde 2017, para que os produtores da região possam tomar decisões e realizar o planejamento da maneira mais adequada.

 

“O balanço hídrico é a contabilização da entrada e saída de água no solo em um determinado período. É uma variável extremamente importante para a agricultura, uma vez que a irrigação, as datas de plantio e a escolha dos melhores locais de semeadura ocorrem em função dessa variável”, explicou o coordenador do projeto e docente de Ciências Agrárias do Campus Naviraí, Lucas Aparecido.

 

A primeira versão do aplicativo IFClima já está disponível para ser baixada gratuitamente. Outro projeto, este submetido pela primeira vez e que também será desenvolvido em parceria com a Copasul, intitula-se “Desenvolvimento de dispositivo para limpeza automática de painéis fotovoltaicos”.

 

A proposta se baseia no crescimento da implantação e utilização de energia solar tanto residencial quanto industrial, visando ao desenvolvimento de um protótipo automatizado para limpezas periódicas de baixo custo.

 

“A deposição de impurezas na superfície das placas fotovoltaicas é um grande problema, pois diminui a eficiência da geração de energia elétrica. Para realização de limpezas, surge a necessidade da automatização, diminuído custo, riscos e perdas”, destacou o idealizador da proposta, Guilherme Torsoni, professor de Física do campus.

 

A pesquisa aplicada abrangerá silos da cooperativa localizados em Amandina, distrito de Ivinhema, e no município de Novo Horizonte do Sul.

 

Investimentos

Na quarta edição, a seleção para a Pesquisa Aplica e Extensão Tecnológica registrou o maior número de propostas selecionadas em 2019. Por meio do edital nº 009/2019, o IFMS investirá R$ 103,4 mil no desenvolvimento dos projetos, com a concessão de bolsas aos coordenadores, estudantes participantes e custeio para o desenvolvimento das propostas. A seleção prevê ainda a contrapartida de, no mínimo, 15% do valor total por parte das instituições ou empresas demandantes.

 

Foram selecionados projetos que visam à solução de problemas reais do setor produtivo e da sociedade, com foco no desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos e sua transferência ao setor produtivo. A execução das propostas aprovadas começa neste mês e segue até agosto de 2020.