FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

trator

Copasul e Ciarama/John Deere efetivam parceria na busca por mais produtividade

10, Nov de 2020
Voltar

A Copasul e a Ciarama Máquinas, representante John Deere em 32 municípios de Mato Grosso do Sul, firmaram uma parceria que vai potencializar o Construindo Solos da cooperativa, trazendo as informações registradas durante os processos de mecanização agrícola para o contexto do projeto.

“Teremos um ‘raio-x’ mais amplo e objetivo na lavoura, sempre buscando dar ao produtor rural mais informação para maiores produtividades”, explica Anderson Luis Guido, gerente corporativo do Departamento Agronômico da Copasul.

Como a Copasul já tem o projeto Construindo Solos em conjunto com a DataFarm, firmou-se a parceria local para alinhar a assistência técnica agronômica com a assistência técnica em mecanização através dos dados e recomendações.

“Com dados mais precisos é normal que saiamos do ‘acho’ e prossigamos para informações mais consistentes”, disse Rosineide Campos, sócia-proprietária da Ciarama. “Queremos levar solução para os nossos produtores, em todo o processo de produção, e esta parceria é fundamental”, finalizou.

Atualmente, a Assistência Técnica da Copasul colhe dados nas lavouras dos cooperados participantes do projeto Construindo Solos e insere na plataforma DataFarm. No entanto, conforme dados de yield gap da própria DataFarm, 35% da quebra de produtividade ocorre por fatores relacionados à mecanização agrícola.

Assim, a parceria entre Copasul e Ciarama visa levar ao associado da cooperativa e aos clientes da concessionária o conhecimento de engenheiros agrônomos atrelado aos dados colhidos na operação dos equipamentos, nos processos de plantio, pulverização e colheita, de forma que se obtenham mapas mais detalhados e informações mais concisas para a tomada de decisão junto ao projeto Construindo Solos, da Copasul, e para as regulagens da mecanização por parte dos especialistas da Ciarama.

“Será possível saber, em tempo real, o que acontece no campo em todos os processos da produção agrícola. No preparo do solo, saber a velocidade e a profundidade da operação, no plantio, ter ciência da velocidade, da adubação, da distribuição de sementes, poder aplicar um projeto de linha visando diminuir manobras, e na colheita poder extrair mapas de fertilidade e de produtividade mais detalhados”, enumera Guido.

Esta é uma parceria inovadora no Mato Grosso do Sul, através da qual os técnicos da Copasul poderão contribuir com os produtores na parte de organização dos dados, para que a tomada de decisão seja a mais acertada possível.

Conforme o gerente, todo equipamento que tenha piloto automático poderá ser inserido no contexto desta fusão entre levantamento, recomendação e aplicação prática. “Poderemos programar a máquina e dela extrair os dados que serão utilizados para consolidar as tomadas de decisão do projeto”, explica.

Treinamentos

Durante alguns dias, colaboradores de ambas as empresas participaram de um momento de alinhamento das tratativas que serão apresentadas aos produtores, mas também para saber qual o papel de cada um na elaboração de uma base de dados sólida.