FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

silo_moega

Copasul bate recorde de recebimento de grãos nos silos: 20,7 milhões de sacas

12, Nov de 2020
Voltar

 O aumento no número de cooperados e, consequentemente, a área assistida pela Copasul, mas sobretudo, o aumento da produtividade nas regiões onde a cooperativa atua são os motivos do aumento

 

A Copasul bateu o recorde de recebimento de grãos em 2020, com o maior volume em quase 42 anos de atuação no Mato Grosso do Sul. A produção da safra de soja colhida no começo de 2020 e a de milho, colhida até setembro deste ano, resultou em quase 21 milhões de sacas de grãos recebidas. Foram aproximadamente 10.250.000 sacas de soja e 10.500.000 sacas de milho. Em toneladas, o número foi de 1.250.000. Em 2019, a Copasul recebeu 18 milhões de sacas, um incremento de 17%.

Entre as explicações para o aumento do recebimento estão o aumento no número de cooperados e consequentemente a área assistida pela Copasul, mas sobretudo, o aumento da produtividade nas regiões onde a cooperativa atua. “Tivemos uma produção acima do normal, mais cooperados, maior participação de terceiros, enfim, um agro pujante que não parou na pandemia e que refletiu nos nossos números. O produtor agora tem que aproveitar este momento que me parece será único na história do Brasil”, avalia o presidente da Copasul, Gervasio Kamitani.

Individualmente, as unidades de Deodápolis, Itaquiraí e Novo Horizonte do Sul bateram o recorde próprio de recebimento de soja. No milho, foram as Unidades de Novo Horizonte do Sul e Amandina que tiveram os recordes de recebimento estabelecidos. Anaurilândia e Takehara, unidades novas, aumentaram consideravelmente o recebimento. O Silos Aeroporto, maior unidade de recebimento da Copasul ultrapassou 2 milhões de sacas em ambas as culturas.

Outro destaque para o recebimento foi a capacidade da cooperativa em absorver toda a demanda diante da capacidade estática que possui, de 9,41 milhões de sacas, demonstrando o trabalho fundamental do Departamento Comercial e Departamento Logístico para que o cooperado tivesse tranquilidade no momento da colheita.

O atraso no plantio da soja ocorrido em 2019 também refletiu na colheita do milho de 2020 e muitos produtores acabaram colhendo o grão com umidade acima do recomendado. Mesmo assim, o recebimento em algumas unidades da Copasul suprimiu os problemas e o resultado foi excelente.

“Tivemos alguns momentos em que os secadores trabalharam muito no limite, mas com uma equipe técnica capacitada e que mantém o compromisso com o cooperado, realizamos uma boa safra. Outro fato enfrentado foi a pandemia. Tivemos que nos adaptar no dia a dia dos silos para evitar o contágio uma vez que as unidades recebem gente de todo lugar”, disse Agnaldo Massao Sato, o Satinho, gerente administrativo e operacional dos silos, lembrando que em nenhum momento foi necessária intervenção mais incisiva por conta de contágio do coronavírus.

Foi justamente para combater a propagação do vírus que a Copasul instaurou a campanha ‘CoronaZero Copasul’, com medidas para que todos os colaboradores e cooperados pudessem ter subsídios de informação e cuidados para evitar o contágio.