FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_5834_1

Copasul apoia ação de reciclagem que contemplou Naviraí com coleta seletiva

06, Dez de 2019
Voltar

A Copasul abraçou a ação e visa contribuir com a disseminação da ideia da reciclagem em Naviraí

 

A Copasul recebeu na manhã desta quinta-feira (5) Erich Burger Netto, fundador e diretor institucional da ONG Recicleiros, responsável pela estruturação da cooperativa Recicla Naviraí, ferramenta da implantação do projeto de coleta seletiva no município de Naviraí, uma das 12 cidades contempladas em um edital que recebeu mais de 600 inscrições no Brasil.

 

Juntamente com o gerente de meio ambiente de Naviraí, Astolfo Carlos Mendes, Erich apresentou a campanha “Chegou a Reciclagem” na intenção de envolver os colaboradores da Copasul na disseminação das informações acerca da reciclagem na cidade. tornando-os influenciadores em suas casas e seus círculos sociais, para que o projeto possa ser recebido de bom grado pela população.

 

Agora, Naviraí terá caminhões que farão a coleta semanal de recicláveis destinados à cooperativa Recicla Naviraí, e é importante a participação da população no início do processo, separando o lixo de maneira correta. “Um dos grandes entraves para a reciclagem é o engajamento da população. E Naviraí está como uma capital da reciclagem. Isto é motivo de orgulho para os naviraienses. Então precisamos que todos participem, separando o lixo reciclável para o descarte certo. E hoje, visitando a Copasul, temos multiplicadores destas informações em uma cooperativa que é exemplo. O peso disto é muito importante”, disse Erich.

 

Conforme destacou o diretor-presidente da cooperativa, Gervásio Kamitani, a intenção é que cada colaborador se torna exemplo na construção de uma consciência sustentável. “A separação de lixo reciclável do não-reciclável é uma tarefa simples e que pode ser feita por todos nós. Isto ajuda a cooperativa e se torna exemplo para todos a volta de quem pratica”, disse Gervásio, ressaltando que a Copasul já tem experiência com esta consciência em uma ação que visou diminuir o número de lixeiras nas unidades e fomentar a separação do lixo em plástico, papel e não-recicláveis.

 

Os mais de 40 colaboradores assistiram a apresentação de mídia da campanha, como a música que tocará no caminhão da reciclagem, algumas propagandas em vídeo e outras peças visuais e de áudio.

 

 

 

Nas escolas de Naviraí a gincana Escola Recicleira já está implementando a consciência da reciclagem e disseminando a mensagem mais rápido no seio das famílias. Para estas gincanas a Copasul participa com patrocínio.

 

O fundador do Recicleiros disse, no entanto, que a maior participação da cooperativa tem sido o apoio institucional à Recicla Naviraí. “Abraçar esta cooperativa que surge, como uma cooperativa irmã. Historicamente a Copasul tem participação no desenvolvimento da cidade e tem um lugar de carinho no coração da população e é uma cooperativa, como é a Recicla Naviraí. A Copasul na verdade é um amparo para esta cooperativa que surge, como exemplo de como proceder como cooperativa, seja no dia a dia, seja nos valores”, disse.

 

“O Gervásio [Kamitani] recebeu o pessoal da cooperativa aqui [na Copasul] e promoveu inspiração para eles, do que eles podem sonhar. Eles viram o que uma cooperativa pode ser. Eles ouviram falar do senhor Sakae, dos valores, dos ensinamentos. Isto é muito importante”, destacou Eric.

 

Erich ressaltou que a Copasul representa para Naviraí muito mais do que ser uma empresa. “A cooperativa é uma referência para inúmeras ações. A Copasul fosse um exemplo e o que a Copasul faz acaba sendo seguido pelos demais”, disse.

 

 

A campanha “Chegou a Reciclagem” é a maneira de informar toda a população que Naviraí agora tem coleta de recicláveis, com dias determinados para a coleta, e que a população precisa fazer a parte dela, separando o lixo reciclável do lixo orgânico, acondicionando em saco específico e deixando para a coleta no dia estabelecido.

 

No site www.chegouareciclagem.org.br qualquer cidadão pode conferir o dia e horário que o caminhão passará em seu bairro. No site da Recicleiros e da Prefeitura de Naviraí também estão as explicações de como proceder na separação e destinação do lixo reciclável.