FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_0244

Coopermirim forma novos alunos

23, Dez de 2016
Voltar

  No último dia 21 de dezembro foi realizada a formatura dos alunos do projeto Coopermirim. O evento foi realizado no anfiteatro da Copasul e contou com a presença de membros da Diretoria da Cooperativa, da Confraria da Cooperação e da Escola Odércio de Matos. Esse ano, 13 alunos se formaram no projeto.

  Durante a formatura os alunos receberam o livro “Guerreiros não nascem prontos”, de José Luiz Tejon. O autor de vários livros, é Mestre em Arte e Cultura, e Dr. em Ciências da Educação, além de Jornalista, publicitário e palestrante. Tejon, inclusive, gravou um vídeo para os alunos. “Nós não conseguimos ir ao futuro sozinhos, nós somos resultado de cooperação”, destacou no vídeo, enaltecendo a importância da união e trabalho em equipe para o aprendizado.

  “São 13 alunos que estão se formando é pra nós é um motivo de orgulho. O Coopermirim surgiu em 2005, dentro do projeto Cooperjovem, e é uma oportunidade de trabalhar vários conceitos com os alunos. O projeto contribui para uma melhora no comportamento dentro e fora da Escola. Agradecemos muito a Copasul e a Confraria por apoiar esse projeto”, disse Diretora da Escola, Ivanete Apª Marquez de Mendonça.

  O coopermirim é uma cooperativa mirim de reciclagem artesanal de papel que permite aos alunos maior contato com os conceitos cooperativistas, trabalho em equipe, liderança e empreendedorismo. O projeto funciona na Escola Odércio, sendo que a Copasul e a Confraria são madrinhas do projeto. O projeto envolve alunos do 6º ao 9º ano. “É uma experiência muito boa. Aprendi muito, não só coisas para auxiliar na área profissional, mas de conceitos cooperativos para minha vida. Fez a diferença pra mim”, disse Gustavo Lanza Antonio, 15 anos, um dos formandos.

  A representante da Confraria da Cooperação, Cassia Hakamada, destacou a importância do projeto. “Em todos esses anos que temos acompanhado o projeto é perceptível o desenvolvimento deles. Trabalharmos cooperando é completamente diferente de trabalhar sozinho. E isso é um dos aprendizados que eles podem levar para a vida”, disse.

Exemplo a ser seguido

   Durante a formatura esteve presente um jovem que já passou pelo coopermirim. A história de Bruno Gustavo é dada como exemplo para os demais alunos, pois foi através do Coopermirim que o jovem conseguiu a oportunidade do primeiro emprego. “Entrei no Coopermirim no 6º ano do ensino fundamental. Inicialmente foi um grande desafio. Quando entrei era uma pessoa muito tímida e tinha muita dificuldade de expressar minhas ideias, e logo no início trabalhamos, com peças teatrais, o falar em publico. Foi assim que descobrimos novos potenciais dentro de nós mesmos. Durante todo esse período aprendi que o conhecimento abre muitas portas pra nós. Na cerimonia da minha formatura, estava minha atual chefe. No encerramento do evento ela fez o convite para eu trabalhar com ela. Essa oportunidade ao mercado de trabalho foi muito importante pra mim e posso dizer que consegui isso através do projeto”, disse o jovem.