FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_0614

Cooperados participam da 7ª edição do Rally do Milho

12, Jun de 2017
Voltar

  Cooperados, técnicos e parceiros comerciais participaram no dia 07 de junho da sétima edição do Rally do Milho. O evento oportuniza a troca de experiências sobre novas tecnologias e desempenho de variedades de milho, além de visualizar estações e experimentos de pesquisadores.

  Pela manhã os participantes conheceram experimentos na UDT (Unidade de Difusão de Tecnologia), em Itaquiraí, onde foram apresentados 45 híbridos e 5 experimentos de adubação. Ainda nesta unidade foi realizada uma apresentação com Consultor Jorge Verde. Após, os participantes seguiram para a Fazenda Santa Maria onde empresas apresentaram 28 materiais. O local foi cedido pela família do cooperado Benedito Oliveira dos Santos.

  Após o almoço, o público se dirigiu para a Fazenda Santa Rosa, onde o pesquisador Douglas Gitti, apresentou os resultados do manejo nutricional para a cultura do milho safrinha. “Apresentamos um campo com dez híbridos e vamos avaliar nesses materiais qual é a resposta deles à aplicação de nitrogênio em cobertura. Esperamos ver a resposta de aumento de produtividade para fazer uma análise de custos e ver o quanto está aumentando em função da genética de cada material e no final chegar numa recomendação em função da genética. Então o objetivo é trabalhar o manejo nutricional em função do potencial genético de cada híbrido”, disse o pesquisador Douglas Gitti.

  Encerrando o evento, foi realizada a palestra com o professor Dr. Tsuioshi Yamada, sobre Síndrome das Raízes Atrofiadas e efeito de deficiência de Boro. “A minha principal preocupação é alertar os produtores que as culturas estão apresentando uma quantidade muito grande de raízes atrofiadas, no caso da soja, chega até 65% e no algodão esse índice é até um pouco mais alto. Como acontece abaixo da superfície poucos estão percebendo, tornando muito importante essa missão de alertar os produtores que isso está ocorrendo. Entre possíveis causas da falta desse sistema radicular, a primeira é a toxidez de alumínio, causando principalmente pela própria soja, que ao fixar nitrogênio aumenta a acidez do solo. Outra causa é a deficiência de boro e temos hoje condições para sanar esses fatores e foi isso que trouxemos aos produtores”, comentou Yamada.

  Para os cooperados, o evento, que já é tradicional, é sempre muito válido. “Aqui estamos adquirindo conhecimento, vendo o que o mercado está apresentando e vendo o desempenho no campo. É um dia muito produtivo, pois aprendemos muito, temos que ficar sempre atentos e buscar conhecimento”, disse o cooperado Nelson Antonini. Para o jovem Guilherme Fabris Gradela, que participou pela primeira vez, o evento é uma grande oportunidade “Minha família está iniciando na agricultura e essa é primeira vez que tenho a oportunidade de participar do Rally do Milho e pra mim que está começando informação é tudo. Achei de extrema importância”,

   “É um evento que a cada ano vem melhorando. Hoje o mercado tem muitos materiais e o nosso objetivo, cedendo essas áreas, é ver qual tecnologia se aplica melhor na região. O Grupo Oliveira agradece a Copasul e a presença dos produtores. Estamos de portas abertas para os próximos eventos”, disse o Ricardo Oliveira dos Santos, da família que cedeu a área para a exposição dos materiais na Fazenda Santa Maria. O Rally é uma realização da Copasul e dos seus parceiros. 

 

Confira mais fotos clicando aqui.