FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

foto_02

Colaboradores visitam fábrica da Toyota

22, Nov de 2018
Voltar

   Recentemente, colaboradores da Copasul fizeram uma visita até a unidade da Toyota em Sorocaba, São Paulo. O objetivo foi ver na prática como é a operação da montadora onde nasceu o sistema Toyota de Produção, que é a base da filosofia de gestão Lean.
   O Sistema Toytota de Produção nasceu no Japão devido a necessidade de melhorar a qualidade, reduzir custos e estoques. Ele é a base do Sistema Lean, que são práticas que ensinam as pessoas a identificarem e eliminarem desperdícios nas atividades por meio de melhorias. Hoje na Cooperativa o sistema Lean vem sendo aplicado desde 2015 e já promoveu a otimização de diversos processos, principalmente nas industrias da Cooperativa.
    Para os participantes, a visita auxiliou a entender na prática como o Sistema funciona tão bem. "Conhecer o Sistema Toyota de Produção foi muito gratificante. Ficou muito evidente a preocupação da Toyota com a segurança do colaborador, para eles a Segurança é um valor inegociável, tanto que eles criaram um programa que tem por objetivo conscientizar os colaboradores e visitantes sobre questões importantes do dia a dia dentro e fora da fábrica. O que me chamou a atenção é o que eles chamam de automação com um toque humano, que é o equilíbrio entre investimento em tecnologia e o desenvolvimento do trabalho humano, fazendo com que os colaboradores se sintam responsáveis pelas melhorias, pois as pessoas são a base para melhoria do processo. Outro ponto muito interessante é o cuidado com a qualidade. A inspeção é realizada em cada etapa do processo, evitando que o erro seja encontrado apenas no final da produção. Essa visita me ajudou no crescimento profissional e também para meu crescimento pessoal pois trouxe a ideia de que tudo pode ser reaproveitado de forma a eliminar os desperdícios", comentou Josiane Dantas Cardoso, uma das colaboradoras que participou da visita.