FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_0080

Circuito Aprosoja debate recursos hídricos em Naviraí

23, Nov de 2016
Voltar

  Na última terça-feira, 22 de novembro, foi realizado no anfiteatro da Copasul, o Circuito Aprosoja etapa Naviraí. A palestra teve como tema a “Gestão de Recursos Hídricos”, e foi ministrada por João Viegas. O evento contou a participação de produtores, técnicos e estudantes.

  A irrigação é um tema que tem despertado o interesse de muitos produtores da região de Naviraí, inclusive desde 2015 a Copasul conta com a uma área de projetos em irrigação, em parceria com a fabricante de pivôs Valley.“O produtor rural, de uma maneira geral se desloca pouco para ir atrás de informação, não por desinteresse, mas por estar envolvido em uma indústria a céu aberto, e isso faz com que ele tenha que despender muito tempo na lavoura. Então a iniciativa da Aprosoja é no intuito de levar conhecimento ao produtor, sempre no intuito de trazer temas importantes para aquela determinada região. Por exemplo, aqui em Naviraí, onde temos esse enfoque da irrigação, trouxemos esse debate. A gestão de recursos hídricos e irrigação se tornou de suma importância para o produtor, sendo um recurso determinante na produtividade” disse o Diretor Administrativo da Aprosoja/MS, Andre Figueiredo da Fonseca.

  O palestrante foi o engenheiro civil João Viegas, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente ele desenvolve projetos e cálculos de estruturas de concreto, é professor de Matemática e Estatística, Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul, no Rio Grande do Sul, e ainda realiza serviços de consultoria e assessoramento técnico na área de irrigação e drenagem. “A irrigação é o insumo principal de qualquer cultivo, e quanto mais ela for debatida, quanto mais afinarmos os conceitos disso e discutirmos questões ambientais mais teremos vantagens. Esses eventos são muito importantes por conta disso”, disse João.

  O Circuito Aprosoja é o maior evento de pré-safra do País que, há 10 anos, leva informações estratégicas ao produtor. Em Mato Grosso do Sul, é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) que tem ajudado no planejamento da próxima safra por meio de circuito de eventos voltados aos agricultores que trabalham, principalmente, com o cultivo de soja e milho. O Circuito Aprosoja considera que as cadeias de produção de grãos estão entre as mais complexas e dinâmicas da agropecuária, por isso, utiliza eventos promovidos nos principais municípios produtores de milho e soja do Estado para disseminar conhecimento.