FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_2110

Caravana do 52° KENREN visita a Copasul em Naviraí

27, Jun de 2022
Voltar

A Copasul recebeu no domingo (26) a visita da caravana do 52° IMIN NO FURUSATO MEGURI, promovida pela KENREN - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. A cooperativa, com raízes fortes na cultura nipônica, fez parte do cronograma da caravana, que tem como propósito visitar as associações japonesas locais para confraternizar e trocar experiências nos lugares onde os imigrantes construíram um legado. O destino final é Bonito (MS).

A caravana foi composta por mais de 110 pessoas, japoneses e descendentes, a maioria de São Paulo e alguns dos Estados do Paraná e Minas Gerais. Eles chegaram à sede da Copasul, em Naviraí, onde percorreram o memorial de homenagem ao senhor Sakae Kamitani, fundador da Copasul, falecido em 2017. Na sequência, visitaram a Fiação Copasul e as obras da Fiação II, anexa a indústria antiga.

Eles foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, e pelo presidente executivo da cooperativa, Adroaldo Taguti, por integrantes da Anibran – Associação Nipônica de Naviraí, como o fujinkai, e por fundadores da Copasul, como Sukesada Takehara, produtor em atividade.

O vice-presidente do Kenren, José Shinichiro Taniguti, falou sobre a visita e a Copasul. “Temos a melhor impressão possível desta grande empresa. Uma comunidade vencer todas as dificuldades desde que vieram do Japão pra cá, sem saber a língua local, morando longe da cidade. Enfim, apesar disso, venceram e construíram esta cooperativa. Ao vermos esse grande trabalho, nos dá orgulho para nós descendentes japoneses e muito satisfeitos com a recepção que tivemos aqui”, disse.

A caravana estava programada para 2020, mas só aconteceu em 2022 por conta da pandemia. Realizada anualmente, a viagem serve para que os japoneses de vários estados brasileiros possam conhecer o trabalho realizado por outras comunidades nipônicas pelo Brasil. O Kenren tem mais de 50 anos de existência e foi criado para que os japoneses que chegassem ao Brasil tivessem contato com conterrâneos das províncias japonesas.