FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

aprendizes

Aprendizes da Copasul recebem instruções sobre ferramenta 5S

23, Jul de 2019
Voltar

Palestra foi ministrada na parceria do RH com o departamento de Novos Negócios da Copasul

 

Da Assessoria Copasul

 

No encontro mensal do Programa de Aprendizado da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul) no mês de julho o tema foi o 5S, uma ferramenta muito importante no contexto da aplicação do Lean – filosofia de gestão utilizada na Copasul.

 

Na tarde de sexta-feira (19), pelo menos 15 jovens conheceram as técnicas da ferramenta e puderam aplicar na prática o procedimento. “Eles tiveram uma prova da efetividade que a ferramenta proporciona na produção”, explicou Elen Caroline Demarchi, do Departamento RH.

 

A palestra foi ministrada na parceria do RH com o departamento de Novos Negócios da Copasul. Bruna Ayumi Hirata, do departamento ministrou parte da palestra e falou sobre como foi gratificante ver os aprendizes atuando com a ferramenta e percebendo sua efetividade. “Eles viram como são ações simples o que o 5S propõe. Eles se divertiram colocando em prática e vendo que muitas coisas eles até já faziam, mas não sabiam que era uma filosofia de gestão”, disse Bruna.

 

O objetivo das oficinas nos encontros é propor a ideia de que os alunos podem sair da dinâmica e já aplicar os conceitos de Lean e a ferramenta 5S no dia a dia, no setor em que atuam, na escola, na vida deles.

 

Na dinâmica, eles tiveram duas situações distintas que simulavam uma fabricação. Em uma delas, as peças de cano PVC para montar o que seria um robô, estavam dispostas de maneira aleatória, e em outra, com os fundamentos do 5S. “Eles perceberam claramente o rendimento do trabalho na situação que seguia o 5S”, disse Elen Caroline.

 

"A temática foi de grande importância para os aprendizes, uma vez que possibilitou ampliar os nossos conhecimentos a respeito do funcionamento da ferramenta e sobre como esta pode influenciar nossa vida. É uma ferramenta muito importante e eficaz para a realização de todas as atividades, dentro e fora da cooperativa", destacou a aprendiz Tainara Silva Tonelli.

 

Os aprendizes permanecem por um ano na Copasul, no contexto do Programa de Aprendizado. A cada mês é feito o encontro com um tema diferente e uma abordagem produtiva e este ano já foram feitas visitas às unidades e treinamentos diversos. Esta é a primeira vez dentro do Programa que é feita uma dinâmica com a ferramenta 5S do Lean.

 

Foto: PH Oliveira/Copasul