FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

copasul

Anuários classificam Copasul como maior empresa do Mato Grosso do Sul

26, Out de 2021
Voltar

Anuário Valor 1000 trazia bons números da cooperativa; Melhores e Maiores confirma Copasul como maior empresa do Estado

A Copasul - Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense foi eleita por dois levantamentos seguidos divulgados recentemente como a maior empresa de Mato Grosso do Sul. Segundo dados dos anuários Valor 1000 (21ª edição), da Revista Valor Econômico, e do Melhores e Maiores 2021 (48ª edição), da Revista Exame, a cooperativa aparece como a melhor colocada entre as instituições avaliadas que tenham sede no MS.

Em ambos os levantamentos foram consideradas informações contábeis e financeiras divulgadas pelas empresas ou obtidas de fontes do segmento, como a Serasa Experian e o Centro de Estudo em Finanças, da Fundação Getúlio Vargas, no caso da 'Valor 1000', e a B3 e CVM, no caso da 'Melhores e Maiores'.

O presidente do Conselho de Administração, Gervásio Kamitani, destacou a conquista como sendo de todos os cooperados. "A Copasul é dos cooperados. A Copasul é a cooperação de todos. Não tem engrandecimento, mas sim agradecimento. E estamos felizes que tivemos bons resultados neste grande papel que o agro desempenhou. Todos os nossos cooperados estão de parabéns e esperamos continuar crescendo e fortalecendo o cooperativismo, ou seja, desempenhando nossa missão", disse.

Adroaldo Taguti, presidente executivo da Copasul, disse que o resultado é a demonstração de uma postura planejamento da cooperativa, embalada pelo bom momento do agronegócio brasileiro mesmo em um cenário de pandemia. "Só temos de agradecer primeiramente aos nossos fundadores, que onde estiverem estão felizes com este momento, aos cooperados que são os grandes responsáveis por estas conquistas, aos colaboradores, fornecedores e clientes. Todos têm importante parcela nesta conquista. Anunciamos esta grata colocação no ranking muito mais em um tom de agradecimento também as comunidades onde a Copasul atua. Obrigado", disse.

Melhores e Maiores

O ranking Melhores e Maiores 2021 foi divulgado no dia 20 de outubro, em sua 48ª edição. Para realização das análises das empresas foram considerados três critérios, sendo Resultados Contábeis-Financeiros, Crescimento e ESG (ambiental, social e de governança). Foram avaliadas 627 empresas e 121 bancos, em um total de 782 instituições.

Sobre a Copasul, os dados são relativos aos registros de 2020, quando a cooperativa apresentou um faturamento de R$ 2,065 bilhões, batendo uma meta estipulada que tinha como prazo o ano de 2023, mas que foi alcançada 3 anos antes.

Como resultados importantes neste ranking, além de ser a empresa do MS mais bem colocada, também pode ser destacado o salto da Copasul em posições do levantamento, saindo da 534ª na edição anterior para a 270ª, ou 265 posições acima da anterior. Entre as maiores cooperativas (o levantamento não distinguiu por segmento), a Copasul ocupa o 20° lugar.

Neste ano, as empresas foram avaliadas também pelo crescimento e a relação em que o faturamento cresceu comparado ao ano de 2019. Dentre os destaques, 55 empresas receberam nota 10 nesse quesito, entre elas a Copasul, que apareceu na 31ª posição, sendo a primeira cooperativa agrícola na lista de maior crescimento.

Os setores que apresentaram maior crescimento foram o Imobiliário e o de Tecnologia e Mídia, ambos com 7 negócios recebendo nota máxima. Na sequência, vêm Bens de Capital e Eletroeletrônicos e Cooperativas, com 6 e 5 empresas, respectivamente.

Valor 1000

Os números do ranking Melhores e Maiores ratificaram a divulgação anterior da 21ª edição do anuário Valor 1000, que já havia colocado a Copasul na primeira posição entre empresas de MS. O Valor 1000 é baseado em informações contábeis e financeiras coletadas a partir de dados públicos ou fornecidos pelas empresas para avaliar diferentes aspectos dos negócios (receitas, despesas, margens, dívidas), definir o ranking final das mil maiores empresas e elencar os destaques.

Neste levantamento, a Copasul subiu da 467ª para a 352ª posição no geral. Na avaliação por região, em que o Valor 1000 considera as regiões Norte e Centro-Oeste, a Copasul aparece na 26ª colocação, um salto de 7 posições em relação a 2019 (33ª). Se consideradas apenas empresas do Centro-Oeste, a Copasul é a 17ª maior da região, galgando 6 posições no ranking em relação ao anterior (23ª).

No ramo do agronegócio, a Copasul saltou da 32ª colocação em 2019 para a 27ª em 2020. Se consideradas apenas as cooperativas presentes nesta listagem, a Copasul aparece como a 20ª maior cooperativa do agronegócio do Brasil, saltando 3 posições em relação a 2019.