FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_2995

20 de maio: Fiação de Algodão Copasul completa 24 anos

20, Mai de 2020
Voltar

Uma história construída a fio! A primeira Fiação de algodão do Centro-Oeste brasileiro completa 24 anos nesta quarta-feira, dia 20 de maio.

 

A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense tem o orgulho de comemorar nesta quarta-feira, 20 de maio, o aniversário de 24 anos da primeira unidade industrial inaugurada pela cooperativa: a Fiação Copasul. No ano de 1996, nascia também a primeira fiação de algodão do Mato Grosso do Sul, como concretização do sonho dos fundadores da cooperativa, que viam a possibilidade de agregar valor à produção do algodão na região de Naviraí, um dos principais produtores na época.

A princípio, a produção mensal da Fiação era de 200 toneladas de fios. Naviraí era um dos grandes produtores de fibra do Estado e depois de muitas viagens e a busca por informações sobre este tipo de empreendimento, o senhor Sakae Kamitani e demais cooperados fundadores da cooperativaa concluíram a implantação da Fiação que já nascia moderna para a época.

Muita coisa mudou em 24 anos, uma delas, o fato de Naviraí não ser mais produtor de algodão. No entanto, uma característica permanece: a fiação segue sendo moderna e competitiva no mercado de fios. Em dias de pandemia, não haverá evento comemorativo, aglomerações ou algo do tipo. Mas o sentimento em cada um que participou e ainda participa deste ciclo de produção está cada vez mais positivo e unificado.

Adroaldo Taguti, diretor executivo de operações da Copasul, ressalta o sucesso do projeto Fiação e, principalmente, o impacto que a unidade causou no contexto social do município de Naviraí.

“Ao adotarmos a estratégia de formação do quadro de colaboradores com os moradores do município de Naviraí, muitas oportunidades surgiram. Jovens que moravam no sítio, empregadas domésticas, jovens com estudos em andamento e demais pessoas da comunidade, puderam, com muito esforço e dedicação, preencher as oportunidades de trabalho que surgiram nos diversos setores da fábrica em cargos como produção, manutenção mecânica, manutenção elétrica, laboratório, escritório e outros. Nesses 24 anos, temos várias histórias de sucesso dos nossos colaboradores, que se tornaram profissionais em suas funções, constituíram família, realizaram o sonho da casa própria, do primeiro veículo. Alguns buscaram a formação técnica, outros se formaram em faculdades e muitos se aprimoraram nos cursos e treinamentos da própria cooperativa. Enfim, prosperaram juntos com a Fiação e são a prova viva das oportunidades que a cooperativa proporcionou”, disse Taguti.

Taguti ressalta que o sucesso da Fiação está atrelado ao sucesso de seus colaboradores e esta é a mensagem que traduz os valores e a missão da Copasul. “Quero agradecer imensamente a todos os colaboradores da Fiação Copasul pelo comprometimento e confiança que depositam neste projeto. Conto com vocês para que através do trabalho em equipe e dedicação possamos prosperar cada vez mais. Muito obrigado e parabéns à Fiação Copasul”, finalizou.

Impacto social positivo, a Fiação emprega 160 pessoas que trabalham divididos três turnos completando um ciclo de 24 horas diárias ininterruptas. Fonte de inovação, a Fiação também abriga ótimas ideias de projetos sociais beneficentes e de esportes, com um pessoal engajado e bem disposto.

Atualmente, a capacidade é para produzir 41 toneladas de fio por dia, o equivalente a 1200 tonelada/mês, e novos investimentos devem elevar esta capacidade para 1400 toneladas/mês. O investimento mais recente foi a aquisição de uma nova fiadeira da marca RIETER que está para ser montada. O investimento foi de 750 mil euros e a máquina foi importada da Europa. Os projetos para implatação de uma unidade dois de Fiação também estão em andamento.

Gervasio Kamitani, diretor-presidente da Copasul, parabenizou a todos pelos 24 anos de Fiação Copasul e deixou uma mensagem aos colaboradores e clientes. “Neste momento que a nossa Fiação está completando 24 anos queremos parabenizar nossos colaboradores, nossos clientes, fieis todo este tempo, principalmente neste momento difícil que é esta pandemia. Só podemos desejar que venham muitos outros anos e contamos com todos para sermos uma Fiação exemplo para todo o Brasil”, disse o diretor-presidente da Copasul.

Umas das características mais marcantes da Fiação Copasul é a modernização e capacitação a que é submetida e submete os colaboradores. Os investimentos em recursos humanos, com cursos e treinamentos, e o investimento em tecnologia de ponta, sempre buscando a modernizçaão de maquinários faz a Fiação cada vez mais competitiva no setor têxtil.

Gervasio lembra que seu Sakae Kamitani, pai dele, sempre teve orgulho de levar visitantes para conhecer a Fiação. Seu Sakae também gostava de ir na madrugada acompanhar o pessoal do Turno C, uma demonstração de carinho com os funcionários que, na visão dele, eram o patrimônio mais importante para a Fiação.

 

Curiosidades sobre a Fiação

A Fiação Copasul para as atividades apenas 132 horas por ano (o equivalente a 5 dias)

que são 24 horas na Sexta-Feira Santa, mais 48 horas no Natal e 48 horas no Ano Novo, e as 12 horas no dia da Confraternização da Cooperativa, em dezembro.

As bobinas pesam em média 4 kg. Os fios mais espessos (Fio 8) podem ter até 80 km enrolados em uma única bobina. O Fio 30, mais fino, pode ter até 129 km em uma única bobina.

Um fardo de algodão bruto que chega da usina de beneficiamento tem em média 200 kg de algodão, dos quais 7% é resíduo que sai durante o processo industrial e a maior parte é transformada em fio, resultando em pouco mais de 45 bobinas.