FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

0258

1° Tour da Soja Copasul reúne mais de 300 pessoas no município de Anaurilândia

17, Fev de 2020
Voltar

A primeira edição do Tour da Soja realizado no município de Anaurilândia para produtores, acadêmicos e associados da região que compreende os município de Nova Andradina, Batayporã, Bataguassu, Taquarussu e Ivinhema, além do município anfitrião, reuniu mais de 300 pessoas conforme divulgou a organização. Com um programação repleta de conhecimento e aprendizado o evento ocorrido no dia 11 de fevereiro garantiu um dia inteiro de fomento à melhoria das condições técnicas para o manejo das safras.

 

O principal ponto da realização do evento, conforme os participantes, foi a aquisição de conhecimento relativo à própria região deles, com assimilação das técnicas trazidas para a realidade das propriedades locais. “Quando a cooperativa vem aqui no nosso campo, na nossa realidade para trazer estes profissionais, adaptando para nossa realidade a aplicação do conhecimento, isto é muito bom. Que continue fazendo assim para participarmos”, disse o cooperado Paulo Rogério Bandoch.

 

Um dos palestrantes, o produtor rural da Bahia, Luiz Antônio Pradella, destacou a atualização do conhecimento. “Excelente iniciativa da cooperativa em trazer os cooperados para discutir estes assuntos mais recentes. Estas apresentações técnicas e rotação de atividades são muito importantes”, disse. “A Copasul realiza eventos de muita importância e eu já participei de vários. O produtor tem muito a ganhar com estes eventos”, também destacou o palestrante, engenheiro agrônomo João Dantas.

 

O diretor-presidente da Copasul, Gervasio Kamitani, agradeceu a presença do público. “Parabéns a todos que vieram, pela atitude de buscar conhecimento. Isto é uma coisa que ninguém tira de ninguém. O conhecimento que alguém adquire é para sempre e parabéns a todos os participantes”, destacou.

 

“A Copasul sempre teve esta preocupação de levar o conhecimento e agregar à rotina dos produtores. Então pensamos em uma programação que pudesse ser identificada por eles. Foi muito produtivo o evento, ficamos muito contentes com a adesão e tinha a preocupação sobre a carga horária, mas todos mostraram que estão afim de novos conhecimentos”, disse Alberto Henrique Vivian, gerente da Unidade de Nova Andradina.

 

Na programação que iniciou pela Fazenda Santa Rita, do cooperado Gervasio Kamitani, as palestras simultâneas aconteceram em três estações. Na estação 1 o tema abordado foi “Milho e forrageiras na safrinha”, com os pesquisadores doutor Gessi Ceccon e doutor Luís Zago Machado, da Embrapa. Na estação 2 “Estratégias para potencializar a produção de grãos e carne com ILP”, com o professor doutor Edemar Moro, da Unoeste. Na estação 3, duas palestras, a primeira “Manejo eficiente de nutrientes para cultura da soja”, com Daniel Teixeira, da Yara, e a segunda “Manejos essenciais pensando em irrigação”, com o produtor Luiz Antonio Pradella, da AIBA (Bahia), que foi precedida por uma fala do gerente da Irrigação da Copasul, Cláudio Furukawa.

 

Depois do intervalo para o almoço na Fazenda Limeira, do associado Rogério Di Raimo, a programação seguiu com a palestra “Construindo Solos para Altas Produtividades” seguida da dinâmica com trincheira do projeto Construindo Solos da Copasul. Estas duas atividades comandadas pelo engenheiro agrônomo João Dantas, da D&K Datafarm.

 

O 1° Tour da Soja foi uma realização da Copasul com o apoio da Valley e Embrapa. O patrocínio ficou por conta das empresas Yara, Nufarm, UPL, Roos, Jotabasso, LG, CT Green, Grap Agrocete, Nidera, KWS, Adama, Bayer, Corteva, CropChem, Ihara, Ourofino Saúde Animal, Stoller, SulBoro, Matsuda, Soesp e Superbac.